TRANSPORTES MERCADORIAS PERIGOSAS
O que é o ADR?
Uma das obrigações resultantes do acordo é a qualificação dos motoristas que transportam mercadorias perigosas, daí por simplicidade se designar a qualificação de motoristas por Carta ADR. O curso de formação em ADR (mercadorias perigosas), tem como objetivo qualificar motoristas de forma a poderem efetuar o transporte de mercadorias perigosas por estrada. São inúmeras as matérias ao abrigo do ADR, por exemplo: Gás, Gasóleo, Gasolina, Tintas, Colas, Químicos variados, alguns Detergentes Concentrados, Resíduos perigosos, Resíduos Hospitalares, Alguns Medicamentos, Baterias, Explosivos e muitos mais... atualmente o ADR já tem identificadas mais de 3500 rúbricas de mercadorias perigosas.
O ADR é a abreviatura de “Accord européen relatif au transport international des marchandises dangereuses par route” em português “Regulamento Europeu sobre transporte internacional de mercadorias perigosas por rodovia”, que estabelece regras de segurança para o transporte rodoviário de mercadorias perigosas. Existem também algumas isenções ao transporte destas mercadorias no texto abaxio “As principais isenções do ADR”
Apesar de inicialmente ter o intuito de regulamentar o transporte de mercadorias perigosas “apenas” na Europa, atualmente este acordo conta já com mais de 52 países aderentes, alguns fora da Europa. Por esta razão vai haver uma alteração do nome já na próxima revisão do ADR em que deixará de referir Europa, esta alteração torna a regulamentação ADR cada vez mais como um regulamento internacional e intercontinental.
Esta dimensão faz com que os motoristas com carta ADR possam trabalhar com uma qualificação reconhecida e exigida em mais de 52 países e demonstra a enorme mais valia dos motoristas com carta ADR. A formação ADR é a mesma quer tenha carta de condução de ligeiros ou pesados. Com a qualificação de ADR o motorista pode exercer a função nos seguintes países:
Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Malta, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Nigéria, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Tajiquistão, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão.
IMT – Mercadorias Perigosas (ADR)
Se vê utilidade em conhecer as isenções possíveis, as quantidades de isenção ou analisar se o transporte ou atividade que pretende realizar está ao abrigo das isenções ADR, faça o download do Documento abaixo
As principais isenções do ADR
Está com dúvidas sobre qual a matéria perigosa que está a transportar ao abrigo do ADR? Quer saber quais os equipamentos de proteção individual (EPI) que necessita para determinada matéria perigosa? As principais isenções do ADR? Verifique qual o número ONU da matéria perigosa que transporta.
Existem 9 categorias de isenções. As 2 formas mais usuais de isentar o transporte de uma mercadoria ao abrigo do ADR são:
- Quantidades limitadas (paragrafo 1.1.3.4.): isenta total ou parcialmente o transporte até determinada quantidade por embalagem, consoante o tipo de matéria.
- Quantidades transportadas por unidade de transporte (paragrafo 1.1.3.6.): isenta parcialmente o transporte por unidade de transporte (veículo).
Documentação, Equipamentos de Proteção Individual e Sinalização em Caso de Transporte ADR
Depois de ver As principais isenções do ADR é também necessário para efetuar o transporte ao abrigo do ADR é necessário cumprir com algumas exigências recentemente atualizadas no acordo ADR 2021 para o transporte de mercadorias perigosas por estrada.
Aquando do transporte ADR devem existir no veículo os seguintes documentos:
- Documento de transporte, de acordo com a secção 5.4.1;
- Instruções escritas, de acordo com a secção 5.4.3;
- Certificado de formação do condutor, de acordo com o Capítulo 8.2.d) Certificado de aprovação do veículo-cisterna, de acordo com o modelo previsto no parágrafo 9.1.3.5. (válido apenas para veículos Cisterna)
Na mesma situação, i.e., um transporte ao abrigo do ADR é necessário que existam alguns equipamentos de proteção individual (EPI), destacam-se:
- Dois extintores, no mínimo (para princípio de incêndio no motor ou cabina e na carga), com uma capacidade mínima que depende do peso bruto do veículo: PB até 3,5 ton: 2 kg (motor ou cabina) + 2 kg (na carga) , PB de 3,5 até 7,5 ton: 2 kg (motor ou cabina) + 6 kg (na carga), PB acima de 7,5 ton: 2 kg (motor ou cabina) + 10 kg (na carga, sendo que, se existirem dois extintores para perfazerem esta capacidade mínima, um deles deve ter pelo menos 6 kg);
- Dois sinais de aviso portáteis (cones ou triângulos refletores ou luzes cor de laranja intermitentes);
- Pelo menos um calço para as rodas;
- Líquido de lavagem para os olhos (exceto no transporte de matérias e objetos explosivos ou de gases);
- Um colete ou fato fluorescente por cada membro da tripulação;
- Uma lanterna de bolso para cada membro da tripulação;
- Luvas de proteção e proteção para os olhos (por exemplo, óculos), para cada membro da tripulação; Equipamento suplementar para determinadas classes,
- Uma máscara de proteção antigás para cada membro da tripulação, no transporte de mercadorias com as etiquetas 2.3 ou 6.1;
- Uma pá, um recipiente coletor e uma proteção de grelhas de esgotos, apenas para as matérias sólidas e líquidas com as etiquetas 3, 4.1, 4.3, 8 ou 9.
Como deve ser feito o transporte de ADR
Um transporte enquadrado no ADR deve circular com sinalética especifica. De uma forma geral é necessário cumprir: Sinalização do veículo e da cisterna através de painéis laranja, placas-etiquetas e marcas, de acordo com o Capítulo 5.3.
O veículo deve ser sinalizado com dois painéis laranja, colocados um à frente e outro à retaguarda (sem números, se se tratar de um transporte em embalagem, ou com números, se se tratar de um transporte a granel), de acordo com a secção 5.3.2.
Especificamente no caso de Explosivos: a) Dois painéis laranja, colocados um à frente e outro à retaguarda do veículo (sem números, por se tratar de um transporte em embalagem), de acordo com a secção 5.3.2;b) Três placas-etiquetas, correspondentes às etiquetas modelos nº 1, 1.4, 1.5 ou 1.6, consoante o caso, colocadas nas paredes laterais e à retaguarda do veículo, de acordo com o previsto nos parágrafos 5.3.1.1.2 e 5.3.1.5.1;c) Quando for aplicável, a marca de perigoso para o ambiente deve ser colocada nas paredes laterais e à retaguarda do veículo, de acordo com a secção 5.3.6.
Descarregue a checklist dos procedimentos a cumprir e verifique se tem tudo preparado para realizar uma viagem segura ao abrigo do ADR.
Qual o valor das Multas Relacionadas com o Transporte de mercadorias perigosas ADR?
O transporte de mercadorias perigosas apresenta riscos diferenciados relativamente ao transporte das demais mercadorias. houve neste sentido a necessidade de enquadrar regularmente o transporte de mercadorias perigosas por estrada através da legislação ADR 2021.
Geralmente a área de mercadorias perigosas além das medidas especificas a que obriga, com impacto direto no aumento da segurança no transporte destas mercadorias, apresenta também valores de multas e/ou contra-ordenações mais elevados às demais mercadorias para transporte.
Saiba quais as multas ADR e o respetivo valor no documento que preparamos para si.
Principais Alterações ao Acordo ADR 2021 para o transporte de mercadorias perigosas por estrada
A designação do ADR – passa a ser mencionado ACORDO RELATIVO AO TRANSPORTE DE TRANSPORTE DE MECARDORIAS PERIGOSAS POR ESTRADA, assim sendo desaparece a palavra Europeu.
Em 1 Julho de 2021 entrou em vigor a atualização ao acordo ADR 2021 para o transporte de mercadorias perigosas por estrada. O ADR 2021 apresenta várias alterações, supressões e inclusão de novas instruções num total de 446 alterações no global, umas mais significativas que outras. O regulamento ADR é revisto a cada 2 anos e é revisto com as alterações propostas pelos países aderentes e ainda baseada nas alterações reportadas no livro laranja da ONU.
Conheça as principais alterações ao ADR 2021 para o transporte de mercadorias perigosas por estrada.
Novas definições, obrigação e segurança dos intervenientes;
Transporte, carga, descarga e manuseamento;
Expedição, equipamento e operações;
Curso ADR Base (inicial e reciclagem)
A formação em ADR Base, é a qualificação mais básica e possibilita o transporte de todas as mercadorias perigosas em veículos não cisterna, com a excepção de matérias explosivas e radioativas. Sem esta qualificação não é possível aceder às especializações.
- Quantidade de sessões: 24 sessões no curso inicial e 18 sessões no curso de reciclagem;
- Requisito mínimo de acesso:
- carta de condução válida no curso inicial;
- carta de condução válida e certificado ADR válido para o curso de Reciclagem;
- Renovação: a cada 5 anos;
- Formação obrigatória para acesso a exame no IMT quer inicial quer renovação;
- Assiduidade mínima: 90% da carga horária.
- Depois de terminar a formação OFERTA: 20 exames multimédia de ADR Base com mais de 450 perguntas para praticar até ir a exame no IMT,I.P…
Aproveitamento mínimo em exame IMT 80% de respostas corretas.
Descarregue o programa de formação, documentação para o processo individual e fique a conhecer os formadores e sua experiência.
Veja todos os documentos necessários para instrução do processo;
Conheça a nota mínima de aprovação no IMT;
Verifique quais os conteúdos programáticos da formação;
As alterações ao CCTV - Contrato Colectivo de Trabalho Vertical para o transporte mercadorias.
O CCTV – Contrato Colectivo de Trabalho Vertical para o transporte de mercadorias sofreu alguma alterações. Entrou em vigor o decreto-lei 57/2021 de 13 de Julho, que regula a matéria das cargas e descargas no sector rodoviário de mercadorias. Verifique aqui as principais alterações ao CCTV- Contrato Colectivo de Trabalho Vertical.